CPA

A comissão própria de avaliação CPA da Faculdade Mater Dei é guardiã da missão, visão e valores da Faculdade Mater Dei, que se traduzem nas ações desenvolvidas por meio dos cursos ofertados, de seus departamentos e de seus escritórios modelos.

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de natureza consultiva, com atribuições de elaboração, implementação, aplicação e monitoramento do processo de Autoavaliação Institucional com foco em melhoria contínua.
A CPA tem como objetivo subsidiar e orientar a gestão institucional em sua dimensão acadêmica e administrativa a fim de promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade.

O que é Autoavaliação Institucional?

A Autoavaliação Institucional está em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que possui como principal finalidade a melhoria da qualidade da educação superior visando a efetividade acadêmica e social.
A Autoavaliação em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) compreende um processo de autoconhecimento, que conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) promove a participação de todos os atores envolvidos com a comunidade universitária, sendo eles membros do corpo acadêmico (docentes, discentes), administrativo, diretivo e a comunidade, promovendo uma cultura participativa e de engajamento na promoção da melhoria contínua das atividades acadêmicas desenvolvidas.

A Autoavaliação na Faculdade Mater Dei

As orientações e instrumentos propostos na avaliação institucional da Faculdade Mater Dei estão apoiados na LDB 9.394/96, nas DCNs de cada curso oferecido pela IES e na Lei nº. 10.861/2004, que institui o SINAES.
A Faculdade Mater Dei, entrou em funcionamento em julho de 1999. Na época, já preocupada com a qualidade de seu trabalho, antes da Lei 10.861/2004 realizava, semestralmente, uma avaliação junto ao corpo discente da IES, por meio de um questionário semiestruturado Com o advento da lei do SINAES foi criada no dia 14 de outubro de 2004, conforme Ata CPA 01/2004 a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Mater Dei. A partir de então, a IES passa a realizar a avaliação conforme as diretrizes do SINAES buscando a melhoria contínua da qualidade dos processos educacionais, cumprindo o desafio de uma avaliação institucional com finalidades construtiva e formativa, tornando-se um processo de avaliação permanente.

Qual a função da CPA?

São atribuições da CPA a condução dos processos internos avaliativos, a sistematização e disponibilidade das informações solicitadas pelo Ministério da Educação/INEP conforme as seguintes diretrizes:
a) Assegura uma análise global e integrada das dimensões, estruturas, compromisso social, atividades, finalidade e responsabilidade social da Instituição e seus cursos;
b) O caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;
c) O respeito à identidade e à diversidade da instituição e seus cursos;
d) A participação do corpo discente, docente e técnico administrativo da instituição, e da sociedade civil, por meio de suas representações (LEI 10.861).

Decorrente da função da CPA, a mesma é responsável por:
Organizar os processos internos do Projeto de Avaliação Institucional; Elaborar, atualizar e tornar públicos os instrumentos utilizados no processo avaliativo; Elaborar relatórios da Avaliação Institucional e encaminhar recomendações à direção da Instituição; Apoiar. Subsidiar e acompanhar o processo de Planejamento Institucional, bem como sua implementação; Assegurar a continuidade do processo avaliativo construindo uma cultura de avaliação na Instituição; Acompanhar a avaliação externa dos acadêmicos, por meio do ENADE e as visitas in loco das Comissões de Avaliação do MEC.

Para realizar suas tarefas, a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Mater Dei tem Regulamento Próprio, estabelecendo suas ações de planejamento, aplicação da avaliação e confecção de relatórios.

Integrantes

Nome Segmento que representa
Dirceu Antonio Ruaro Ass. Pedagógica (Presidente da Comissão)
Vanessa Pretto Guerra Mantenedora
Geri Natalino Dutra Coord.de Curso
Robson Montanari Supl. Coord.
Ane Elisa Faggion Funcionários
Daiane Cristina Ferrazza Forgiarini Supl. Func.
João Paulo da Silva Rohweder (acad. de Arqui) Discentes
Francieli Giavanella (acad. de Adm.) Discentes
Stela Maris de Lara Docentes
Demeuri Ribeiro Docentes
Helen Karina Ilha Sociedade Civil
Lourdes Terezinha Graebin Parise Sociedade Civil
Anderson Luiz Fernandes Tecnologia da Informação