CPA

A comissão própria de avaliação CPA da UNIMATER é guardiã da missão, visão e valores do UNIMATER, que se traduzem nas ações desenvolvidas por meio dos cursos ofertados, de seus departamentos e de seus escritórios modelos.

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e é responsável pela implantação, desenvolvimento e acompanhamento de processos de autoavaliação institucional.
A avaliação Institucional tem caráter analítico e sugestivo e visa ao aperfeiçoamento das atividades acadêmicas e administrativas, dos agentes da comunidade acadêmica e da Instituição como um todo.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA – UNIMATER é formada por membros do corpo docente, do corpo discente, do corpo técnico-administrativo, representantes da mantenedora e da sociedade civil organizada, com a atribuição de coordenar os diversos processos de avaliação e elaborar relatório final com diagnóstico institucional e proposições de melhorias.

O que é Autoavaliação Institucional?

Em 2004 foram criadas novas diretrizes para Avaliação da Educação Superior por meio da Lei n°10.861, instituindo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que tem por base a melhoria da qualidade e a importância das atividades de cada instituição educacional (BRASIL, 2004).
Esse novo sistema de avaliação Institucional se desenvolve em dois momentos: a) autoavaliação conduzida, pelas Comissões Próprias de Avaliação; e b) através de mecanismos de avaliação externa. Foram implantados alguns instrumentos de avaliação externa, como o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE e os instrumentos de avaliação externa conduzidas pelas comissões de especialistas nomeadas pelo INPE/MEC que no início eram caracterizados por 10 dimensões e que atualmente foram transformadas em 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Objetivo da Avaliação Institucional

No UNIMATER, o objetivo da autoavaliação institucional é identificar as condições do ensino, da iniciação científica, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades, por meio das diversas ações realizadas em toda a comunidade acadêmica. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.
Assim, a CPA-UNIMATER tem como foco gerar na instituição o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade do ensino, iniciação científica, extensão, e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora do Centro Universitário, buscando o fortalecimento das relações entre a instituição com a comunidade acadêmica e a sociedade.

Função da CPA?

A principal função da CPA é de zelar para que o Projeto de Autoavaliação Institucional esteja alicerçado em responsabilidade, participação, comprometimento, integração, autonomia e permanente busca de aperfeiçoamento por meio da análise crítica de seus resultados.

Integrantes

Nome Segmento que representa
Anderson Luiz Fernandes Tecnologia da Informação
Ane Eliza Faggion Funcionários
Antonio Pedro Brusamarelo Representante Docentes
Caroline Domingos Sociedade Civil
Daiane Cristina Ferrazza Forgiarini Suplente Funcionários
Danilo Amadori Martins de Oliveira Coord.de Curso
Dirceu Antonio Ruaro Ass. Ped.
Evandro Balbinot Representante Docentes
Evandro de Almeida Rocha Sociedade Civil
Geri Natalino Dutra Coord.de Curso
Helen Karina Ilha Sociedade Civil
Juliano Antunes de Lima Representante Discentes
Raquel Balen Representante Discentes
Stela Maris de Lara Representante Docentes
Vanessa Pretto Guerra Mantenedora
Vanessa Rafaela da Silva Representante Discentes