Escritório Modelo de Engenharia Civil

Implantado no segundo semestre de 2016, o Escritório Modelo de Engenharia Civil do UNIMATER foi criado para dar uma visão real das atividades desenvolvidas pelos profissionais da Engenharia Civil por meio do estudo de casos de projetos.

Além de possibilitar a prática profissional, o escritório tem como proposta a execução de projetos de cunho social e filantrópicos, reforçando a importância do papel do engenheiro civil perante a sociedade.

Os convênios firmados entre entidades de classe, órgãos públicos, setor privado sem fins lucrativos e o UNIMATER visam proporcionar à comunidade externa, que necessita do atendimento de um profissional da engenharia, a formulação de projetos complementares e intervenções, focados na melhoria da qualidade de vida, através da evolução da qualidade e desempenho de obras.

Ademais, o Escritório Modelo de Engenharia Civil do UNIMATER envolve os acadêmicos do sétimo, oitavo, nono e décimo período, permitindo que o acadêmico desenvolva aptidão para resolução de problemas encontrados em projetos e obras de engenharia.

No rol de projetos produzidos pelo EMEC, encontram-se reforma de edificações, habitações populares, edifícios comunitários, praças, parques, auditórios, bibliotecas públicas. Todos os projetos são desenvolvidos em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura do UNIMATER, com a finalidade de criar relações de custo-benefício viáveis e que se apropriam de parâmetros para desenvolver construções econômicas, de qualidade e inteligentes.

Objetivos

  • Dar ao estudante uma consciência social e de cidadania através do trabalho para a população carente e ou instituições beneficentes;
  • Possibilitar ao estudante a oportunidade de aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica;
  • Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do estudante;
  • Intensificar o relacionamento comunidade/empresa/escola;
  • Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho, colocando-os em contato direto com oportunidades pertinentes;
  • Contribuir com a sociedade, através da prestação de serviços, proporcionando a todos, um trabalho de qualidade.
  • Colocar a interdisciplinaridade visível na prática da prestação de serviços.
  • Valorizar a instituição de ensino como um todo no mercado de trabalho.

História

O Escritório Modelo de Engenharia Civil foi instituído em meados de 2016, objetivando a viabilização de oportunidades de práticas reais aos acadêmicos. Para tanto, foi criado o EMEC - Escritório Modelo de Engenharia Civil, onde os acadêmicos de 7º, 8º, 9º e 10º períodos realizam atividades genuínas de engenharia.

Missão

Em futuro próximo, a grande diferença será feita através da união entre os colegas que atuam como Engenheiros e Arquitetos e Urbanistas, onde os esforços serão dedicados, inteiramente, para atender as necessidades coletivas de moradia, infraestrutura e urbanismo do país.

Almeja-se o reconhecimento como o canal certo para a troca livre, despretensiosa e confiável de informações técnicas, primando pela parceria, comprometimento, ética, imparcialidade e compartilhamento de experiências e informações, de forma espontânea e gratuita.

Pela eficiência e eficácia na aplicação das técnicas aplicadas, anela-se uma engenharia de resultados.

Visão

Ser referência como escritório modelo de engenharia civil, reconhecido pelo seu excelente desempenho e comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população.

Valores

  • Manter o compromisso com a ética profissional, buscando a melhoria contínua dos resultados
  • Através da inovação e investimento em tecnologia e qualificação profissional;
  • Assegurar o dinamismo no desenvolvimento dos projetos, por meio de estrutura competente e otimizada;
  • Fazer uso de conhecimentos técnicos, sempre de forma mais adequada e efetiva, cumprindo com os compromissos assumidos;
  • Garantir o engajamento dos trabalhos, com excelência, por meio da união de competências e qualidade nas ações desenvolvidas.

Parceria

Em 2015 o Escritório Modelo de Engenharia Civil, firmou parceria com a empresa Premolfort Pré - Moldados visando a prestação de serviços técnicos. Tornou-se parceira com a empresa VP Incorporação e Construção Ltda em novembro de 2017, e da empresa Moacir Construções em dezembro de 2017. Já a parceria com a Prefeitura Municipal de Pato Branco - PR e com a escola Sant?Ana ocorreram mais recentemente em março de 2018. Em abril de 2018, firmou parceria junto a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e em julho de 2018 completarão dois anos como parceiros junto ao Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).

Principios e Ética

  • Engenheiros mantêm e melhoram a integridade, honra e dignidade da profissão usando seu conhecimento e habilidade para o avanço do bem-estar da humanidade, sendo honesto e imparcial, servindo fielmente o público, seus empregadores e clientes e esforçando-se para aumentar a competência e prestígio da profissão de engenheiro;
  • Engenheiros zelarão pela segurança, saúde e bem-estar do público durante a execução de suas tarefas profissionais;
  • Engenheiros farão serviços apenas nas áreas de sua competência;
  • Engenheiros farão declarações públicas somente de maneira objetiva e confiável;
  • Engenheiros agirão em assuntos profissionais, para cada cliente, como agentes fiéis e confiáveis, e evitarão conflitos de interesse.
  • Engenheiros construirão sua reputação profissional com o mérito de seus serviços e não competirão de forma injusta com outros;
  • Engenheiros agirão de maneira a manter e desenvolver a honra, integridade e dignidade da profissão.
  • Engenheiros continuarão seu desenvolvimento profissional durante sua carreira e disponibilizarão oportunidades para o desenvolvimento profissional dos engenheiros sob sua supervisão.