Conheça
O Centro de Práticas em Psicologia – CPP, vinculado ao Centro Universitário Mater Dei – UNIMATER, iniciou suas atividades no dia 02 de maio de 2024. Tem por objetivo o desenvolvimento de atividades concernentes aos diversos campos da Psicologia, que se destinam à formação do profissional psicólogo, a assistência de qualidade a comunidade local e regional e a construção do conhecimento científico vinculado a promoção de saúde bem-estar e a gestão e desenvolvimento de pessoas, em contextos de trabalho. Os serviços psicológicos são prestados por estudantes de psicologia a partir do 7° semestre da graduação com valor social à população de Pato Branco e Região.
Sede: Anexo ao Centro Universitário Mater Dei na Avenida Tupi, 3091, Centro, Pato Branco/PR.
Telefone WhatsApp (46) 2101-8226
Horário de funcionamento: das 16h às 22h de segunda a quinta-feira e das 16h às 20h na sexta-feira.
Psicologia no UNIMATER
O curso de Psicologia do UNIMATER além do núcleo comum de formação do profissional psicólogo, selecionou duas ênfases curriculares, visando oferecer ao acadêmico conteúdo específico para optar por uma delas:
OS PROCESSOS DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, EM CONTEXTOS DE TRABALHO.
Habilitará o acadêmico em abordagens teórico-práticas que privilegiem a atuação do psicólogo como facilitador das relações entre pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas, intervindo nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e muitos outros elementos da realidade institucional.
Esta ênfase privilegia a atuação profissional em um conjunto de situações, contextos e instituições tanto privadas quanto públicas, não governamentais, dos setores primário, secundário e terciário, com compromisso de práticas críticas, éticas e políticas que visem o desenvolvimento regional, organizacional e do trabalho.
Os acadêmicos nesta ênfase além das competências adquiridas no Núcleo Comum de formação, desenvolverão o domínio de análise e avaliação dos processos de gestão, entendidos na perspectiva da saúde mental, das instituições, das organizações e do trabalho; poderão utilizar diferentes abordagens teórico-metodológicas conforme o contexto de inserção. Realizarão diagnósticos, planejamentos e projetos utilizando ferramentas pertinentes. Serão capacitados para identificar, analisar e interpretar as relações institucionais pertinentes aos sujeitos, aos grupos e às equipes multi e interdisciplinares.
OS PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR.
Habilitará o acadêmico para ir além da clínica tradicional ampliando a sua visão da realidade desenvolvendo capacidades de identificar e intervir nos múltiplos determinantes do processo saúde-doença.
Esta ênfase proporciona para o futuro profissional da Psicologia a possibilidade de atuar em vários contextos da saúde. Isto é, o profissional poderá desenvolver atividades nos mais variados serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS), como por exemplo: Centros de atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), entre outros. Além disso, o acadêmico que optar por essa ênfase poderá ainda desenvolver pesquisas no âmbito das práticas em saúde, o que irá enriquecer ainda mais o arcabouço teórico-técnico que embasa o trabalho dos psicólogos nessa área.
Desta forma, essa ênfase consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletiva, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandas.