A comissão própria de avaliação CPA da UNIMATER é guardiã da missão, visão e valores do UNIMATER, que se traduzem nas ações desenvolvidas por meio dos cursos ofertados, de seus departamentos e de seus escritórios modelos.
O que é CPA?
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e é responsável pela implantação, desenvolvimento e acompanhamento de processos de autoavaliação institucional.
A avaliação Institucional tem caráter analítico e sugestivo e visa ao aperfeiçoamento das atividades acadêmicas e administrativas, dos agentes da comunidade acadêmica e da Instituição como um todo.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA – UNIMATER é formada por membros do corpo docente, do corpo discente, do corpo técnico-administrativo, representantes da mantenedora e da sociedade civil organizada, com a atribuição de coordenar os diversos processos de avaliação e elaborar relatório final com diagnóstico institucional e proposições de melhorias.
O que é Autoavaliação Institucional?
Em 2004 foram criadas novas diretrizes para Avaliação da Educação Superior por meio da Lei n°10.861, instituindo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que tem por base a melhoria da qualidade e a importância das atividades de cada instituição educacional (BRASIL, 2004).
Esse novo sistema de avaliação Institucional se desenvolve em dois momentos: a) autoavaliação conduzida, pelas Comissões Próprias de Avaliação; e b) através de mecanismos de avaliação externa. Foram implantados alguns instrumentos de avaliação externa, como o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE e os instrumentos de avaliação externa conduzidas pelas comissões de especialistas nomeadas pelo INPE/MEC que no início eram caracterizados por 10 dimensões e que atualmente foram transformadas em 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.
Objetivo da Avaliação Institucional
No UNIMATER, o objetivo da autoavaliação institucional é identificar as condições do ensino, da iniciação científica, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades, por meio das diversas ações realizadas em toda a comunidade acadêmica. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.
Assim, a CPA-UNIMATER tem como foco gerar na instituição o autoconhecimento e a reflexão, visando ao aprimoramento da qualidade do ensino, iniciação científica, extensão, e da gestão administrativa. Seu propósito é tornar a prática avaliativa uma ação norteadora do Centro Universitário, buscando o fortalecimento das relações entre a instituição com a comunidade acadêmica e a sociedade.
As diretrizes do Processo de Avaliação Institucional
O Processo de Avaliação Institucional no Centro Universitário Mater Dei apresenta as seguintes diretrizes:
Consiste em uma atividade intrínseca ao processo de planejamento, sendo um processo contínuo, geral, específico, buscando integrar ações.
Elabora críticas às suas ações e aos resultados obtidos.
Busca conhecer e registrar as limitações e possibilidades do trabalho avaliado.
É um processo democrático, apresentando, em princípio, os aspectos a serem avaliados envolvendo a participação dos sujeitos.
É um processo transparente e ético em relação a seus fundamentos, enfoque e, principalmente, no que se refere à utilização e divulgação dos seus resultados.
Função da CPA?
A principal função da CPA é de zelar para que o Projeto de Autoavaliação Institucional esteja alicerçado em responsabilidade, participação, comprometimento, integração, autonomia e permanente busca de aperfeiçoamento por meio da análise crítica de seus resultados.
Integrantes
Nome |
Segmento que representa |
Anderson Luiz Fernandes |
Coordenação de Soluções, Tecnologias e Inovações |
André Inácio Migliorini |
Representante dos Discentes |
Ane Eliza Faggion |
Representante da Sociedade Civil |
Caccia Fernanda Pinto de França Amaral |
Representante dos Funcionários |
Daiane Cristina Ferrazza Forgiarini |
Representante dos Funcionários |
Danilo Amadori Martins de Oliveira |
Representante dos Coordenadores |
Dirceu Antonio Ruaro |
Representante da Pró-Reitoria Acadêmica |
Giovani Girolometto |
Representante dos Docentes |
Evandro Balbinot |
Representante Docentes |
Helen Karina Ilha |
Representante da Sociedade Civil |
Raquel Balen |
Representante dos Discentes |
Stela Maris de Lara |
Representante dos Docentes |
Vanessa Cristine Santos Soccol |
Representante dos Discentes |
Vanessa Pretto Guerra Stefani |
Representante do Mantenedor |
Vicente Lucio Michaliszyn |
Representante dos Coordenadores |